WhatsApp Image 2020-10-28 at 09.12.07.jp

Esta obra reúne textos, predominantemente ensaísticos, que discutem conceitos de memória, assim como relatos, de caráter reflexivo, a respeito do percurso metodológico que cada autor enfrentou ao concluir uma pesquisa ou projeto que envolveram questões (teóricas ou não) de memória.

Contudo, um dos grandes objetivos deste livro é, mostrar, uma vez mais, que: "É natural que, entre centenas e milhares de páginas lidas, nossa memória já não saiba muito bem se algumas linhas em particular foram rememoradas tais e quais, ou, ao contrário, se retocadas por nossa imaginação, ou, melhor ainda, inventadas como a imaginação inventa, ou seja, combinando entre si detalhes e nome tomados algures" como diria Marguerite Yourcenar.

 

Organizadores

Ana Maria Haddad Baptista tem pós-doutoramento em História da Ciência pela Universidade de Lisboa e PUC/SP onde se aposentou. Mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica PUC/SP. Pesquisadora e professora da Universidade Nove de Julho. Possui dezenas de livros e ensaios publicados no Brasil e no exterior.

Edson Soares Martins possui graduação , mestrado e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (PPGL). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PROLING-UFPB. Atualmente é Professor Associado de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA) e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras, na mesma IES, sendo o atual coordenador do curso. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, conto oral popular, além de estudar, à luz da contribuição teórica bakhtiniana, a narrativa curta moderna e contemporânea e as formas da estética oral popular. Também manifesta crescente interesse pelas literaturas africanas. Editor-geral de Macabéa - Revista Eletrônica do Netll e Editor-Adjunto de Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli