Arte, Filosofia e Educação (3).jpg

Esta obra faz algumas breves reflexões a respeito do conceito de interdisciplinaridade. Na área da Educação, em especial, é muito questionado, pensado e, na maioria das vezes, mal interpretado. Poucas certezas. Muitas indagações. Contudo, na prática e na teoria, sabe-se que um projeto interdisciplinar requer, acima de tudo, um professor muito bem preparado. Formação sólida em diversas áreas. Uma atmosfera espacial e temporal que consiga materializar o diálogo de diversas áreas do conhecimento para que os estudantes, de qualquer grau, absorvam os conteúdos ministrados de uma forma mais plena e, sobretudo, que façam sentido.

 

Organizadoras

Ana Maria Haddad Baptista: Pós-doutoramento em História da Ciência pela Universidade de Lisboa e PUC/SP onde se aposentou. Mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica PUC/SP. Pesquisadora e professora da Universidade Nove de Julho. Possui dezenas de livros e ensaios publicados no Brasil e no exterior.

Sonia R. Albano de Lima tem doutorado em Comunicação e Semiótica- Artes (PUC-SP); pós-doutorado em música pelo IA-UNESP, pós-graduação lato sensu em práticas instrumentais e música de câmara (FMCG); especialização em interpretação musical e música de câmara com o Prof. Walter Bianchi (FMCG); bacharelado em instrumento - piano (FMCG); bacharelado em direito (USP); licenciatura curta em educação musical e habilitação para o ensino de piano (Instituto Musical de São Paulo). Estudou piano e música de câmara regularmente com os professores Martin Braunwieser, Sonia Muniz, Roberto Sabbag e Walter Bianchi. Foi professora de piano e música de câmara, diretora e coordenadora artística e pedagógica da Escola Municipal de Música e da Faculdade de Música Carlos Gomes. Atua no Programa de Mestrado e Doutorado do IA-UNESP desde 2005. É segunda líder de pesquisa do Grupo de Pesquisa em Educação Musical do IA-UNESP (G_PEM-UNESP). Foi presidente da ANPPOM no período de 2015 a 2019. Autora e organizadora de livros, coletâneas e textos de revistas científicas voltados para a interdisciplinaridade, performance e educação musical.